O PSD vai apoiar a candidatura de Davi Alcolumbre (União Brasil – AP) para a presidência do Senado Federal. O partido possui a maior bancada da Casa, com 15 senadores, incluindo Omar Aziz, líder da bancada federal do Amazonas no Congresso Nacional.
Na última terça-feira, 5, o atual presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD), manifestou sua preferência por Alcolumbre, que foi endossada pelo líder do PSD, Otto Alencar (BA).
Segundo apuração do site Poder360, o anúncio oficial do partido deve ocorrer na próxima terça-feira, 12. Com o apoio do PSD, Alcolumbre conta agora com sete partidos, reunindo 59 senadores. Entretanto, o apoio do partido não significa adesão de todos os seus membros à candidatura.
Para ser eleito presidente do Senado no primeiro turno, Alcolumbre precisa de 41 votos dos 81 senadores. A eleição para o cargo está prevista para fevereiro de 2025.
Apoio à Zona Franca de Manaus
Davi Alcolumbre presidiu o Senado entre 2019 e 2021. Em 2020, ele visitou Manaus para uma reunião com a bancada amazonense, onde discutiu os incentivos fiscais da Zona Franca de Manaus (ZFM).
Na ocasião, o governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil), entregou a Alcolumbre uma nota técnica propondo medidas de apoio à ZFM. O documento defendeu a manutenção da competitividade do Polo Industrial de Manaus (PIM) e solicitou que o Amazonas seja compensado até 2073 pelas possíveis perdas de arrecadação do ICMS, decorrentes das mudanças previstas na Reforma Tributária.
Natural do Amapá e conhecedor da realidade da região Norte, Alcolumbre ressaltou sua compreensão sobre a importância da ZFM para a economia local e nacional, e firmou um compromisso com Omar Aziz e Wilson Lima de defender o modelo econômico.
“Nós temos neste modelo a possibilidade de preservar a floresta, preservar nossas riquezas e, ao mesmo tempo, gerar emprego, melhorar a qualidade de vida e desenvolvimento para uma região importante. Saio daqui mais convencido, como mais um soldado na defesa ao lado de vocês amazonenses”, disse durante sua visita em 2020.
Reforma Tributária
Atualmente, a Reforma Tributária tramita no Senado e tem como relator o senador Eduardo Braga (MDB-AM), que tem se empenhado para garantir a continuidade dos benefícios da ZFM.
Da Redação