A prefeitura de Iracema, em Roraima, recebeu um repasse no valor de 700 mil reais para custear todas as despesas do Festejo Junino no município, porém o evento não foi realizado. O repasse foi feito por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Turismo (Secult), que pede a restituição do valor.
O prefeito do município, Jairo André Ribeiro Souza, cancelou o evento e não prestou contas e nem fez a devolução do valor para a secretaria. O secretário da Secult, Jaffé da Silva Oliveira, já emitiu ofícios que pedem explicações sobre o ocorrido, pois todos os repasses devem ter prestação de conta para os balanços financeiros de fim de ano.
A denúncia foi feita por meio das redes sociais da jornalista Daniella Assunção. Segundo consta nos documentos, a Secult já solicitou o reembolso do valor em três datas: no dia 28 de setembro, 24 de outubro e, a mais recente, dia 5 de novembro. A Secult deve entrar com medidas severas para o ressarcimento dos R$700 mil reais.
Prefeito na mira do Ministério Público de Roraima
O Ministério Público de Roraima (MPRR) pediu o afastamento de Jairo Ribeiro do cargo de prefeito em junho do ano passado. O caso ocorreu pois o prefeito perdeu o prazo de manifestação na Justiça de Roraima e havia sido emitido por meio de uma ação civil pública de urgência.
Da Redação
Foto: Divulgação