O posicionamento do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, em relação aos temas climáticos pode impactar a COP 30. Com uma agenda contrária às políticas ambientais, a possível ausência de Trump na conferência pode ter efeitos negativos para o planeta. No entanto, segundo o governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), os interesses da humanidade devem prevalecer.
O governador do Pará manifestou interesse em que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, participe da COP 30, evento que será realizado em novembro de 2025, em Belém.
Em entrevista ao Jornal da CBN, o político destacou a importância de os Estados Unidos manterem compromissos ambientais e ressaltou a necessidade de uma cobrança rigorosa do país, dado seu papel de influência global na questão climática.
Segundo Helder Barbalho, é essencial garantir uma abordagem direta e objetiva sobre o financiamento climático e as ações concretas que estão sendo realizadas.
“É preciso ser uma cobrança clara e objetiva sobre financiamento climático e quais entregas estão sendo feitas”, afirmou.
Ao comentar sobre o evento em Belém, o governador afirmou que a COP 30 será uma oportunidade para abordar temas ambientais de forma integrada com a realidade amazônica, incluindo a situação dos povos indígenas, quilombolas, ribeirinhos e da agricultura familiar.
“Será uma oportunidade de discutir o meio ambiente com o pé na floresta, olhando para os povos indígenas, para os povos quilombolas, para os ribeirinhos, para a agricultura familiar tão importante desta região”.
Durante a COP 30, representantes dos países participantes deverão apresentar metas para a redução de emissões de gases do efeito estufa. O governador espera que uma possível ausência do presidente eleito dos Estados Unidos não enfraqueça as discussões e deliberações previstas para o evento.
O governador afirmou também que é natural os impactos caso os EUA abandonem novamente o Acordo de Paris, uma das promessas do presidente americano durante a campanha.
A COP 30 é a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, marcada para ocorrer em 2025 na capital paraense.
Da Redação, com informações do DOL
Foto: Divulgação