O deputado Soldado Sampaio (Republicanos) foi reeleito como presidente da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE–RR) na última quinta-feira, 14. Sampaio recebeu a maioria dos votos (21), após concorrer em chapa única.
A reeleição do deputado para a presidência da ALE-RR evidenciou o enfraquecimento do governador Antonio Denarium, uma vez que ele não conseguiu formar uma chapa opositora para concorrer contra Sampaio.
Anulação da Mesa Anterior
Para a nova eleição, os deputados analisaram o projeto de Resolução Legislativa nº 015/2024, e então revogaram o Ato nº 007/2024, que trata sobre a composição da Mesa Diretora da Casa para o biênio 2025/2026. Como resultado, os parlamentares tornaram sem efeito a eleição ocorrida no dia 21 de fevereiro de 2024.
Soldado Sampaio explicou que se antecipou à ADI (Ação Direta de Inconstitucionalidade) que tramita no STF (Superior Tribunal Federal). Conforme a ação, a eleição ocorrida em fevereiro deste ano estava irregular.
Após aberta a votação, os deputados então aprovaram o projeto de Resolução Legislativa por 22 votos e anularam a eleição da Mesa Diretora. Em seguida, elegeram a nova Mesa Diretora.
A composição da Mesa Diretora ficou da seguinte forma:
- Presidente: Soldado Sampaio
- 1º Vice-presidente: Jorge Everton
- 2º Vice-presidente: Chico Mozart
- 3º Vice-presidente: Eder Lorinho
- 1º Secretário: Renato Silva
- 2º Secretário: Aurelina Medeiros
- 3º Secretário: Rárison Barbosa
- 4º Secretário: Marcinho Belota
- Corregedor-geral: Cláudio Cirurgião
- Ouvidor-geral: Izamar Filho
- Sec. Especial da Mulher: Joilma Teodora
Enfraquecimento de Denarium
A vitória de Sampaio representa mais uma grande derrota para o governador Antonio Denarium, que lidera um grupo composto por dois senadores e vários outros políticos.
Há pouco mais de um mês Denarium também sofreu uma derrota avassaladora, quando Arthur Henrique (MDB) venceu a eleição na capital com mais de 70% dos votos. Denarium, juntamente com os senadores Hiran Gonçalves e Mecias de Jesus, moveram céus e terra para eleger Catarina Guerra, mas não receberam a aprovação da população.
O grupo político de Denarium até interferiu no partido União Brasil e conseguiu remover o deputado Nicoletti da presidência da sigla. Isso porque ele e Catarina disputavam a candidatura pelo partido. Mas nem isso adiantou.
Outro ponto que mostra o enfraquecimento do grupo de Denarium é o posicionamento dos deputados federais. Cinco dos oito parlamentares de Roraima se reuniram em Brasília nesta quarta-feira, 13, para cobrar a retomada do processo de cassação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Da Redação com informações de Roraima Em Tempo
Foto: Divulgação