O Ministério do Planejamento e Orçamento divulgou na manhã desta quinta-feira, 28, por meio do Diário Oficial da União, a portaria GM/MPO nº 422, de 26 de novembro de 2024, que altera parcialmente os grupos de natureza da despesa na Lei Orçamentária vigente. A alteração foi feita por meios legais e favorece o município de Coari (a 363 quilômetros de Manaus).
O Ministério de Portos e Aeroportos, por meio do Fundo Nacional de Aviação Civil (FNAC), passa por essa alteração referente ao programa de trabalho 3104. O valor a ser alocado para o projeto foi de R$1,05 milhão. O foco é a reforma e o reaparelhamento do Aeroporto de Coari, que é de propriedade da União.
Em agosto de 2019, o Aeroporto Danilson Cirino Aires da Silva foi reinaugurado. Em 2020, a Secretaria Nacional de Aviação Civil do Ministério da Infraestrutura (Minfra) foi responsável pela obra e investiu mais de R$60 milhões na reconstrução.
Em suma, o investimento deve melhorar a estrutura já existente e fortalecer o abastecimento de Coari e dos municípios adjacentes. Segundo dados do Governo Federal, o terminal do município chegou a operar com mais de 70 mil passageiros por ano em 2008.
Ludmila Dias, para Portal O Poder
Foto: Divulgação