O governador de Roraima, Antônio Denarium, fez uma cobrança do pagamento de R$306 milhões ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva e informou, por meio de seu perfil em uma rede social, que o valor é para a compensação dos gastos do estado com a crescente imigração de venezuelanos.
A reunião entre Lula e Denarium aconteceu no dia 28 de novembro, no Palácio do Planalto, em Brasília. No pedido, o governador pediu a construção de um presídio federal em Roraima e alterações na Lei de Imigração.
Por meio do post, o governador afirmou que o presidente se compromete a atender às solicitações requisitadas. O Superior Tribunal Federal (STF) determinou que a União pague ao estado de Roraima metade dos gastos com prestação de serviços públicos aos imigrantes da Venezuela. O governo federal questionou o valor e os repasses não foram realizados.
Cobranças podem ocasionar efeito contrário
Denarium passou por um processo de cassação por parte do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RR), recorreu ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) e aguarda julgamento. Mas isso pode mudar, tendo em vista as cobranças feitas por ele ao presidente.
No dia do julgamento, a Ministra Cármen Lúcia abriu o julgamento apenas para a sustentação oral da defesa e da parte ingressante, após isso o julgamento foi suspenso. Governador e vice respondem por abuso de poder político e econômico nas eleições de 2022. Há a possibilidade de uma celeridade no processo de julgamento depois das últimas cobranças.
Da Redação
Foto: Divulgação