O Ministério Público do Estado do Amazonas instaurou um Inquérito Civil, nesta quarta-feira, 4, para investigar a Prefeitura de Manaus e a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) por práticas de crimes ambientais no bairro Aleixo, zona Centro-Sul de Manaus.
Segundo o relatório técnico feito pelo Núcleo de Apoio do MP na Rua H2, foram identificados aterro e encanamento de um igarapé, bem como a supressão de mata ciliar em uma Área de Preservação Permanente (APP) localizada na Unidade de Conservação APA Sauim de Manaus.
Além da prefeitura de Manaus e a Seminf, o MP também está apurando a responsabilidade do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) e a empresa Vieiralves Imobiliária Ltda.
Apesar de repetidas solicitações feitas pelo MP-AM aos órgãos responsáveis, como a Seminf e o Ipaam, nenhuma resposta foi recebida até o momento.
Em sua decisão, o Promotor de Justiça Timóteo Ágapo Pacheco de Almeida determinou a autuação do procedimento e a publicação oficial do inquérito. Além disso, foram reiterados os ofícios exigindo o cumprimento de medidas legais já determinadas.
Da Redação