No último domingo, 8, o governador de Roraima, Antonio Denarium, acusou a Prefeitura de Boa Vista de ser responsável pela sobrecarga das unidades de saúde na capital. Entrevistado por uma rádio local, ele citou que a situação precária se deve a não participação da gestão municipal.
Em nota, a prefeitura de Boa Vista afirma que compreende as dificuldades enfrentadas pelo governo de Roraima em atender as crescentes demandas voltadas para a atenção básica para as unidades. Indicou também que é indispensável a expansão urgente na saúde, visto que a prefeitura entregou nove UBSs e ampliou o horário de atendimento.
A secretária de saúde, Cecília Lorezon, afirmou que 60% dos atendimentos da rede de saúde do estado deveriam ser realizados nas Unidades Básicas de Saúde. Fica clara a devolutiva do governo em não solucionar os problemas que estão sendo apontados pela prefeitura.
Denarium afirma que a saúde pública de Roraima é muito melhor que a maioria dos estados brasileiros, citando que pacientes chegam de outros estados, como o Amazonas, para realizar procedimentos cirúrgicos em Rorainópolis.
Enquanto governo do estado e prefeitura seguem em um cabo de guerra, a Secretaria de Estado da Saúde de Roraima (Sesau) deixou de oferecer testes do pezinho, orelhinha, olhinho, linguinha e coração para crianças que não tenham nascido na maternidade administrada pelo governo do estado e que devem procurar os postos de saúde da prefeitura, sobrecarregando ainda mais as UBSs.
Com informações de Folha BV
Foto: Divulgação