dezembro 30, 2024 13:15

Saiba quanto DNIT pagará por travessias onde pontes caíram em 2022

O superintendente regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT) no Amazonas, Orlando Fanaia Machado, assinou o Aviso de Adjudicação e Homologação do Pregão Eletrônico nº 90420/2024 que contrata a empresa Amazônia Navegações LTDA para executar serviços de operações de travessia das pontes sobre os rios Curuçá e Autaz Mirim, em Careiro da Várzea. As obras foram paralisadas em outubro deste ano após a autarquia encerrar o contrato com a J.Nasser Engenharia para a reconstrução das duas pontes. O documento foi divulgado na edição desta sexta-feira, 20, do Diário Oficial da União (DOU). 

Segundo a homologação, a empresa ofertou no Lote 01 o valor de R$ 8,4 milhões e, por isso, venceu a licitação. Não há mais detalhes no documento de como será feito esse pagamento. Além dos serviços realizados nas pontes nos quilômetros 23 e 24, da BR-319, a empresa também será responsável pela manutenção dos acessos à rodovia em Careiro da Várzea. 

Conforme informado no Comprovante de Inscrição e de Situação Cadastral da Receita Federal, a Amazônia Navegações LTDA tem sede em Porto Velho (RO). Inscrita no CNPJ nº 84.554.666/0001-81, ela tem como atividade econômica principal o “transporte por navegação de travessia” e diversas atividades secundárias envolvendo a navegação, transporte, construção e manutenção de embarcações e até obras de terraplanagem e aluguel de máquinas e equipamentos. 

Ainda de acordo com a Receita Federal, seus sócios são Edson Irineu Mazocco e Alias Regina Hamud Balieiro Santos. O sócio-administrador é Alisson Andre Hamud. O capital social informado é de R$ 500 mil. 

homologação DNIT - Imprensa Nacional

Pontes caíram em 2022

A ponte do Rio Curuçá caiu no dia 22 de setembro de 2022, matando 5 pessoas. O DNIT já havia sido notificado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) sobre as rachaduras na ponte e a própria autarquia tinha reconhecido que a infraestrutura estava em “situação calamitosa”, um ano antes. 

Dez dias depois da primeira queda e na mesma rodovia, a ponte sobre o rio Autaz Mirim desabou horas após ser interditada. Não houve vítimas. 

Atraso e paralisação de obras 

Após dez meses do primeiro acidente, o DNIT começou as obras ao contratar uma empresa. A construção foi orçada em R$ 43,8 milhões e atrasou. Em outubro deste ano, próximo do prazo de entrega do empreendimento, o superintendente Orlando Fanaia Machado disse estar procurando novas soluções para a entrega das pontes. No mesmo mês, o DNIT encerrou o contrato e paralisou as obras. 

A travessia segue sendo feita por balsas. 

 

Priscila Rosas, para Portal O Poder 

Foto: Divulgação

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