fevereiro 6, 2026 14:28

PA: Professores prometem paralisar ano letivo e COP-30

Professores do ensino público da rede estadual de educação sofreram fortes represálias após manifestações contra a aprovação do Projeto de Lei 729/2024, proposto pelo governador Helder Barbalho (MDB), em frente à Assembleia Legislativa do Pará (ALEPA).

O projeto, aprovado às pressas, tem por objetivo extinguir a Fundação Cultural do Pará (FCP) e a Fundação Paraense de Radiodifusão (Funtelpa). Também estabelece o fim do estatuto do magistério, que prevê a retirada de direitos trabalhistas, cortes na educação pública e aumento na carga horária dos educadores sem aumento dos salários.

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Pará (Sintepp) anunciou que, enquanto não houver uma definição sobre a situação, os professores não irão iniciar o ano letivo em 2025, afirmando que “Definimos que não vai ter COP, vai ter luta”.

A Conferência das Partes (COP-30) acontecerá em Belém no próximo ano. Segundo Organizações Não Governamentais (ONG), o governador tem usado a sua imagem como defensor da Amazônia e tenta a todo custo promover este evento de caráter farsesco e entreguista, denunciado pelas entidades.

 

Da Redação

Foto: Reprodução

Últimas Notícias

Justiça Eleitoral determina saída de mais da metade dos vereadores de Manaquiri após cassação

Seis vereadores do município de Manaquiri que tiveram os mandatos cassados após decisão por fraude à cota de gênero...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!