Os municípios do interior do Amazonas estão realizando um levantamento para identificar os terrenos pertencentes às prefeituras e tomar medidas judiciais contra a Amazonas Energia, após denúncias de suposta venda irregular desses patrimônios. A informação foi confirmada ao portal O Poder pelo presidente da Associação Amazonense de Municípios (AAM), Anderson Sousa.
De acordo com o dirigente, a AAM criou um grupo de trabalho para estudar os casos de cessão de uso de terrenos e planejar uma ação judicial, que poderá ser feita de forma coletiva ou individual.
Entenda o caso
O Grupo Oliveira Energia conseguiu prorrogar por 60 dias o prazo de transferência da Amazonas Energia para a Âmbar Energia, empresa da família Batista.
Durante esse período, surgiram denúncias de que o Grupo Oliveira estaria comercializando terrenos que haviam sido cedidos pelas prefeituras à antiga Companhia Energética do Amazonas (CEAM), hoje incorporada pela Amazonas Energia. Em vez de devolver os terrenos aos municípios, como seria esperado, o grupo estaria lucrando de forma indevida com a venda de patrimônio público.
Da Redação
Ilustração: Neto Ribeiro