Na tarde desta quarta-feira, 22, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM) iniciou o julgamento do caso do prefeito eleito de Santa Isabel do Rio Negro. Há suspeitas de que José Ribamar Fontes Beleza estaria inapto ao cargo por acusações de má conduta administrativa, o que resultaria em uma inelegibilidade.
Na última sessão do ano de 2024, no dia 19 de dezembro, o caso foi apresentado e o relator, desembargador Cássio André Borges, votou pela elegibilidade do candidato de Santa Isabel, alegando improcedente as acusações.
A juíza federal Mara Elisa Andrade abriu divergência na sessão desta quarta-feira, 22, e pediu a impugnação do registro de candidatura de Beleza, votando pelo provimento e indeferimento do pedido de candidatura. A juíza avaliou o pedido do Ministério Público Eleitoral (MPE), que apontou irregularidades na candidatura do prefeito eleito.
Após a leitura do pedido de indeferimento de candidatura da juíza, a palavra foi para o relator do caso, desembargador Cássio André, que pediu vista do processo. A sessão retorna na quinta-feira, 23.
Novas eleições
No voto de divergência houve um pedido de novas eleições no município. Caso haja definição da Corte por maioria de votos, para o indeferimento da candidatura, há previsão de que o pleito seja realizado entre 30 a 40 dias.
Ludmila Dias, para Portal O Poder
Foto: Reprodução