fevereiro 5, 2025 02:53

Reitor da UEA comemora aprovação de amazonenses em 96% das vagas

O reitor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Dr. André Zogahib, anunciou que 96% das vagas ofertadas para ingresso no ensino superior foram preenchidas por amazonenses, um marco histórico para a instituição. Em entrevista à TV Aleam, ele destacou a importância da distribuição das vagas para a democratização do ensino no estado.

Em 2023, o Supremo Tribunal Federal (STF) declarou inconstitucional a lei estadual que reservava 80% das vagas da UEA para alunos amazonenses que cursaram o ensino médio em escolas públicas. A corte desconsiderou a realidade interiorana do Amazonas, na qual muitos alunos enfrentam barreiras para acesso à educação e condições igualitárias na disputa de vagas com estudantes de outros estados.

“Fizemos uma nova lei de cotas e, no último vestibular, nós tivemos 96% de aprovação de amazonenses na nossa UEA. E assim também entendeu o STF que nos permitiu fazer uma lei de 50% de cotas para os amazonenses, e mesmo assim o nosso povo preparado conseguiu ingressar na universidade”, disse o reitor.

Atualmente, a universidade está presente nos 62 municípios do estado, contando com seis polos na capital, 32 sedes próprias no interior e, nas demais localidades, atua por meio de parcerias com as secretarias municipais de educação e com a Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar (Seduc).

Para Zogahib, o alto índice de aprovações também é resultado do programa PreVest UEA, que oferece suporte para que os alunos se preparem e ingressem no ensino superior.

“O aluno que quer entrar na universidade, que está se preparando para o vestibular, a gente entra com essa formação para que o aluno, lá no interior, tenha condições de competir em pé de igualdade com qualquer aluno do país”, pontuou.

Da Redação
Foto: Divulgação

Últimas Notícias

Polo Industrial de Manaus tem um faturamento de US$ 37,5 bilhões em 2024

O Polo Industrial de Manaus (PIM) alcançou um faturamento de US$ 37,5 bilhões em 2024, segundo divulgado pela Superintendência...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!