O desembargador Flávio Humberto Pascarelli Lopes, diretor da Escola Superior da Magistratura do Amazonas (Esmam), ministrou uma aula sobre Teoria do Direito e Teoria do Processo no Curso Preparatório à Carreira da Magistratura, na última terça-feira, 12.
“O curso tem o objetivo de preparar candidatos aos concursos para a magistratura. Para isso, todos os professores são pessoas que já passaram pelo teste dos concursos públicos. A aula foi sobre Teoria do Direito e do Processo, ocasião em que discutimos os temas que costumam cair nesses certames”, destacou Pascarelli ao site O Poder.
O desembargador também ressaltou que a Esmam oferece capacitações voltadas aos magistrados. “O objetivo é que eles se mantenham atualizados para poderem exercer a magistratura com mais segurança”, explicou.
O “XVI Curso Preparatório à Carreira da Magistratura do Amazonas” e o “I Curso Popular da Escola da Magistratura do Estado do Amazonas” iniciaram as atividades em 2024. As aulas são realizadas na sede da Esmam, localizada no prédio anexo ao Tribunal de Justiça do Amazonas.
Trajetória marcante no Judiciário
Diretor da Esmam pela terceira vez, o desembargador Flávio Pascarelli possui uma trajetória acadêmica e profissional consolidada.
Doutor em Direito Constitucional, Mestre em Direito e Especialista em Direito do Estado, ele também atua como professor convidado em diversas faculdades. Além disso, já exerceu cargos de destaque, como vice-presidente do Conselho dos Tribunais de Justiça (CTJ), presidente do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais e da Associação dos Magistrados do Amazonas (Amazon).
No Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), foi diretor da Escola de Servidores, corregedor-geral de Justiça, vice-presidente e presidente. Também atuou como vice-presidente e corregedor do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), além de presidir a Corte Eleitoral.
Thaise Rocha, para o Portal O Poder
Foto: Divulgação