O estado de Roraima voltou a utilizar energia importada da Venezuela, a informação foi repassada pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). O reinício da importação começou na última sexta-feira, 14.
Em janeiro, o ONS realizou três dias de teste, que foram autorizados pelo Ministério de Minas e Energia, para avaliar o sistema operando com a energia proveniente da Venezuela. A importação de energia para Roraima ocorre desde 2001 e teve sua suspensão em 2019, após uma série de apagões no país vizinho.
Roraima passa por apagão
Com a retomada recente da importação de energia, não foi diferente. No dia 15, um dia depois do reinício das operações, o ONS identificou o desligamento, que foi de 16h16 até às 22h08 do mesmo dia. Roraima é o único estado do Brasil que não faz parte do Sistema Interligado Nacional (SIN), sendo assim, segue isolado, sofrendo com blecautes.
Uma reunião da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) foi marcada nesta terça-feira, 18. A pauta conta com o voto da diretora e relatora do processo, Ludimila Lima, que disponibiliza e prevê a autorização para a importação, mas necessita da autorização dos demais diretores.
A importação de energia pressupõe uma economia de R$42 milhões em recursos da Conta de Consumo de Combustíveis (CCC), considerando máximo de 15 MW entre o período de janeiro e abril de 2025.
Da Redação
Foto: Divulgação