fevereiro 21, 2026 02:37

Omar e Braga serão líderes do PSD e MDB no Senado

Os senadores Omar Aziz (PSD) e Eduardo Braga (MDB) reafirmaram sua influência no cenário político nacional ao assumirem cargos de liderança no Congresso, que foram oficializados nesta quarta-feira, 19.

Aziz foi escolhido como líder da bancada do Partido Social Democrático (PSD), enquanto Braga assumiu a mesma posição no Movimento Democrático Brasileiro (MDB).

Os líderes partidários desempenham um papel estratégico no Senado, coordenando as ações de suas bancadas, articulando votações com outras lideranças e com o governo, além de defenderem os interesses de seus partidos. Eles também são responsáveis por indicar parlamentares para compor as comissões e por votar em nome da legenda em deliberações simbólicas.

Reforço político para o Amazonas

Os partidos dos senadores amazonenses são os maiores do Congressos e cada um ficou com duas comissões. O PSD está à frente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), uma das mais importantes da Casa, e da Comissão de Relações Exteriores (CRE), enquanto o MDB comandará a Comissão de Assuntos Econômico(CAE) e a Comissão de Assuntos Sociais (CAS).

A CCJ será presidida pelo senador Otto Alencar (PSD-BA) e a CRE pelo senador Nelsinho Trad (PSD-MS). Já a CAE será Renan Calheiros (MDB-AL) e a CAS fica sob o comando do senador Marcelo Castro (MDB-PI).

Analistas políticos avaliam que a proximidade de Omar Aziz e Eduardo Braga com os presidentes das principais comissões do Senado beneficia os interesses do Amazonas, já que propostas que podem prejudicar a Zona Franca ou o estado não devem prosperar.

Desafios para o Governo Lula

Por outro lado, o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva pode enfrentar dificuldades com a eleição de senadores da oposição para cargos-chave no Senado. Flávio Bolsonaro (PL-RJ) foi eleito presidente da Comissão de Segurança Pública e pode ter como vice o senador Sérgio Moro (União-PR), ambos opositores declarados do governo e com potencial para travar pautas na área de segurança nacional.

Além disso, a senadora Damares Alves (Republicanos-DF) assumiu o comando da Comissão de Direitos Humanos, enquanto Marcos Rogério (PL-RO) ficará à frente da Comissão de Infraestrutura, o que pode representar mais desafios para o Governo Federal na tramitação de projetos nessas áreas.

Thaise Rocha, para o Portal O Poder
Foto: Divulgação

Últimas Notícias

STF: Ministros receberam ou têm parentes que receberam penduricalhos

Dos nove ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), quatro já receberam ou têm parentes que receberam verbas extras acima...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!