fevereiro 20, 2026 21:24

Ex-prefeito Andreson Cavalcante é cobrado por calote em concurso de Autazes

O ex-prefeito de Autazes, Andreson Cavalcante, está enfrentando a revolta da população por não reembolsar a taxa de inscrição do concurso público da prefeitura, que foi suspenso pela Justiça do Amazonas. A cobrança ganhou força após o ex-gestor tentar denunciar supostas irregularidades da atual administração nas redes sociais.

O certame, organizado pelo Centro de Seleção, Pesquisa e Consultoria (Cespec), foi inicialmente cancelado pelo Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) em novembro do ano passado por não cumprir os princípios de legalidade e transparência. Posteriormente, o desembargador Lafayette Carneiro Vieira Júnior, do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), determinou sua suspensão por ausência de cotas obrigatórias e previsão orçamentária inadequada, além do cancelamento do contrato com a Cespec.

A Prefeitura de Autazes tentou mudar a decisão, mas sem sucesso. Com o concurso em impasse com a Justiça Estadual, quem pagou para participar do processo seletivo continua sem resposta sobre a devolução dos valores pagos na inscrição.

A indignação da população veio à tona quando Andreson Cavalcante, o mesmo que organizou o concurso problemático, fez uma publicação nas redes sociais para atacar a atual gestão de Thomé Neto, que faz parte do grupo de oposição e derrotou Wanderlan Sampaio, candidato de Andreson, nas urnas.

Nos comentários, Cavalcante foi duramente cobrado sobre a devolução das taxas, “Quero saber sobre o concurso público e cadê o Ministério Público nessa hora pra ti?”, questionou uma cidadã. Outro comentou: “Devolve pelo menos o dinheiro do concurso do povo, isso sim”.

A população segue sem resposta sobre quando ou se receberá de volta o dinheiro pago. Enquanto isso, o ex-prefeito parece mais preocupado em apontar erros alheios que em resolver as pendências que deixou para trás.

Fugindo do povo

Sem mandato, o ex-prefeito tem feito visitas periódicas no município pois, segundo os bastidores, Andreson estaria cogitando disputar um cargo de deputado estadual na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). No entanto, à medida que os rumores sobre sua candidatura se espalharam, a população intensificou as cobranças sobre o reembolso das taxas do concurso.

Inicialmente, o ex-prefeito tentava manter uma presença frequente nos espaços públicos, chegando a visitar feiras diariamente. Mas, onde ia era cobrado pelo “calote” do concurso. Diante da pressão popular, Andreson recuou e agora só participa de eventos previamente organizados para evitar confrontos diretos com a população indignada.

 

 

Thaise Rocha, para o Portal O Poder

Foto: Divulgação

Últimas Notícias

STF: Ministros receberam ou têm parentes que receberam penduricalhos

Dos nove ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), quatro já receberam ou têm parentes que receberam verbas extras acima...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!