fevereiro 26, 2025 01:39

Roberto Cidade cobra providências para porto de Borba

O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam),  deputado Roberto Cidade (União Brasil), cobrou da tribuna do parlamento, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes DNIT), no Amazonas, pela falta de reparos no porto de Borba (a 150 quilômetros de Manaus), depois da colisão de uma embarcação que danificou a estrutura portuária.

“Bateu no porto de Borba e foi embora. Estou apresentando agora o requerimento  para o DNIT já pedindo emergencialmente  para que  possam ir ao municipio para ver de que forma ter estrutura, tendo em vista que agora  no começo de junho vamos ter os festejos de Santo Antônio de Borba. Precisamos fazer uma força tarefa para irmos  ao DNIT porque a gente pede esclarecimento e eles não mandam pra gente”, afirmou.

Portos inacabados

Roberto Cidade também cobrou o DNIT em relação aos portos de alguns municípios que estão inacabados. Ele disse que também vai apresentar outro requerimento das obras dos portos que estão parados há anos  e  não entregam.

“Até hoje não entregaram o porto do município de Manicoré. Sei que não foi culpa do Dnit, ninguém queria que isso acontecesse, mas a gente precisa tomar uma atitude logo porque a frente de Borba está desta forma lamentável. O porto saiu do lugar, não tem como chegar mercadoria, daqui a pouco vai prejudicar a alimentação do município, não vai ter como as pessoas pararem  e vai ficar  um transtorno e só quem vai sofrer é o nosso povo”, enfatizou.

DNIT responde

Em resposta às reivindicações junto ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT) no Amazonas, o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado estadual Roberto Cidade (UB), foi procurado pelo superintendente regional do órgão, Orlando Machado. Em contato com Cidade, Machado forneceu informações sobre a recuperação do porto de Borba (a 150 quilômetros de Manaus), que foi danificado no domingo, 23/2.

“Depois de eu vir a esta tribuna cobrar uma atitude emergencial quanto ao que houve no porto de Borba, o superintendente do DNIT, Orlando Machado, me informou que esteve ontem mesmo no município, com uma equipe de engenheiros civis, navais e soldadores, porque se não houvesse uma ação emergencial o porto ia afundar. Foi preciso o uso de bombas para retirar a água e os soldadores fizeram a contenção de imediato. Ele me disse também que ia hoje à Brasília em busca de recursos para fazer o serviço, para que em breve o porto de Borba possa estar funcionando em sua normalidade”, afirmou o parlamentar.

Cidade pediu, ainda, máxima urgência na recuperação integral da estrutura danificada, tendo em vista as proximidades dos festejos de Santo Antônio de Borba. “As ações precisam ser adotadas com a máxima urgência. Daqui a alguns meses acontece no município os festejos de Santo Antônio, que é quando a ‘Princesinha do Madeira’ tem o momento de maior arrecadação do município. A população não pode ser prejudicada”, reforçou.

O parlamentar aproveitou para reiterar o convite ao superintendente regional do DNIT, Orlando Machado, para comparecer à Aleam e apresentar o cronograma do órgão quanto à recuperação dos portos do interior do Estado e das estradas no Amazonas, tais como a BR-319 e a BR-230.

“Sou um deputado do diálogo, acredito que por meio dele teremos muitos bons frutos no Estado do Amazonas e, por isso, convido ao diálogo, aqui nesta Casa, o superintendente Orlando Machado. Para que ele possa nos apresentar o cronograma de recuperação dos portos que estão fora de operação, das vias que estão intransitáveis e das muitas estradas que precisam ser pavimentadas. Doutor Orlando, venha conversar conosco nesta Casa”, convidou.

Requerimento

Na segunda-feira (24/2), o deputado presidente apresentou o Requerimento nº 537/2025 solicitando ao DNIT, para que adotasse providências urgentes quanto aos reparos necessários para o restabelecimento do funcionamento do píer do porto de Borba, tendo em vista que no domingo (23/2), um comboio arrastou a estrutura metálica composta por uma ponte que liga a orla aos barcos, e uma plataforma, por onde ocorre o embarque e desembarque de pessoas e mercadorias. Após o impacto, a embarcação arrastou a estrutura, que se desprendeu.

A estrutura do porto de Borba sofreu sérias avarias, danos estruturais significativos, rachaduras, deformações na estrutura, danos às instalações elétricas e de iluminação, além do risco de desmoronamento. A extensão total dos danos ainda está em fase de análise.

Em outubro do ano passado, o deputado presidente, mais uma vez, procurou obter junto ao DNIT um relatório detalhado a respeito da situação dos portos administrados ou supervisionados pelo órgão no interior do Estado do Amazonas, por meio do Requerimento nº 3.620/2024.

Da Redação, com informações da Aleam

Ilustração: Neto Ribeiro 

Últimas Notícias

Wilson Lima se reúne com embaixador do Canadá e apresenta projetos voltados para o desenvolvimento econômico do Amazonas

O governador Wilson Lima (União Brasil) participou de reuniãoi nesta terça-feira, 25, na sede do governo, com o embaixador...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!