fevereiro 25, 2025 11:33

RR: Denarium exonera Cecília Lorenzon da Saúde

A secretária de Saúde de Roraima, Cecília Smith Lorenzon, foi exonerada do cargo e nomeada para a Secretaria de Governo Digital após ser acusada de cobrar propina de empresários pelo presidente da Assembleia Legislativa de Roraima, Soldado Sampaio (Republicanos). A mudança foi oficializada em decretos assinados pelo governador Antonio Denarium (PP) e publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) nesta terça-feira (25).

O governador nomeou para substituir Cecília na Saúde a ex-secretária adjunta da pasta, Adilma Rosa de Castro Lucena. A mudança na secretaria ocorre no último dia do prazo dado por Sampaio para o governador tomasse providencias contra Lorenzon.

Na última quarta-feira (19), Sampaio acusou Cecília de cometer uma série de irregularidades, incluindo a cobrança de propina a empresários. Segundo ele, o governador tinha ciência dos atos de corrupção cometidos pela secretária.

“Estou afirmando, não estou especulando. Na saúde, hoje, o que prevalece é negócio. A secretária de saúde, primeiro ela quer saber quanto que é a parte dela para depois conversar com o empresário”, afirmou o deputado. Ocasião em que cobrou a exoneração.

“O governador Antonio Denarium sabe disso. Eu falei pessoalmente para ele antes de romper politicamente. Os senhores deputados já falaram isso para ele por mais de uma vez”, ressaltou Soldado Sampaio.

Antonio Denarium chegou a enviar uma nota à imprensa na última quinta-feira (20) afirmando que a população sabe da “qualidade dos serviços” na Saúde após as acusações.

Com o nome “A verdade sobre a saúde”, o governo listou números que, na avaliação do estado, “evidenciam a melhoria da qualidade dos serviços e atendimentos da saúde”. A relação inclui a reinauguração da Maternidade Nossa Senhora de Nazareth, reformas no Hospital Geral de Roraima (HGR), o maior do estado, além dados sobre atendimentos.

Cecília Lorezon era titular da Saúde desde fevereiro de 2022, há três anos. Ela substitui Paulo Cesar Martins Torres à frente do Governo Digital. Por sua vez, Paulo Cesar agora é adjunto da mesma pasta.

A secretaria de Governo Digital (Segod) foi criada no segundo semestre de 2021 pelo governador sob o nome Secretaria Extraordinária de Governo Digital. Foi rebatizada em 2023 e sempre teve Paulo Cesar como secretário. A pasta foi criada para gerir a tecnologia da informação e comunicação.

No alto do escalão do governo, ela chegou a ser afastada pela Justiça por suspeita de fraudes para cirurgias ortopédicas, mas depois voltou ao cargo de confiança por decreto do governador.

Acusações do presidente da ALE-RR

Sampaio apontou como irregularidades casos de médicos com salários atrasados, dificuldades no atendimento de pacientes e terceirizações suspeitas. Além disso, falou que atualmente há uma precariedade nos atendimentos de alta complexidade, como cirurgias cardíacas, ortopedia e hemodiálise.

“Se o governador não tem força suficiente para exonerar essa mulher, se tem algo que ela sabe dele ou ele dela, que os impede de agir, isso não é problema da sociedade roraimense”.

Caso o governador não tomasse providências até esta terça, ele afirmou que iria levar o caso à Polícia Federal e outras instâncias fiscalizadoras, como o Ministério Público de Roraima (MPRR) e o Tribunal de Contas de Roraima (TCERR).

Ao cobrar que a Lorenzon fosse exonerada, Sampaio afirmou ainda que “pacientes estão sendo prejudicados diariamente e que profissionais estão deixando o estado por falta de pagamento e condições de trabalho”.

“Eu estou disposto a ir até as últimas consequências. Se for necessário, não pautarei mais nenhum projeto do governo nesta Casa até que isso seja resolvido”, ressaltou Soldado Sampaio.

 

 

Com informações do G1RR

Últimas Notícias

Prefeitura de Anori pega ‘carona’ em licitação de Nhamundá

O prefeito de Anori (a 195 quilômetros de Manaus), Reginaldo Nazaré da Costa (Republicanos), publicou, no Diário Oficial dos...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!