março 23, 2025 07:30

Justiça Federal aposenta juiz que comprou fazendas milionárias

O Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), por meio da Corte Especial Administrativa, decidiu por aposentar, de maneira compulsória, o juiz federal Alderico Rocha Santos, da Justiça Federal de Goiás.

O juiz foi alvo de um procedimento disciplinar movido pelo Ministério Público Federal (MPF) por acumular um patrimônio incompatível com seus ganhos, o que incluía duas fazendas avaliadas em R$33,5 milhões, que foram adquiridas no ano de 2022.

A decisão foi julgada na última quinta-feira, dia 27 de fevereiro, por 14 votos favoráveis à aposentadoria compulsória, seguindo o entendimento da desembargadora Maria do Carmo Cardoso, relatora do caso. A corte manteve o pagamento de vencimentos proporcionais ao tempo de contribuição do juiz. Três desembargadores votaram contra a punição a Alderico Rocha.

Os desembargadores do TRF-1 analisaram um Processo Administrativo Disciplinar (PAD), que apurava denúncias de intimidação de testemunhas pelo juiz em uma ação que investiga a diferença patrimonial dele. O magistrado não conseguiu comprovar a origem dos R$33 milhões, utilizados na compra das fazendas. O juiz pode recorrer ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Com informações de Estado de Minas

Foto: Divulgação

Últimas Notícias

Wilson Lima se reúne com ministro da Integração para tratar sobre enchentes no Amazonas

O governador Wilson Lima (União Brasil) esteve reunido na sexta-feira, 21, em Brasília, com o ministro da Integração e...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!