O presidente do Partido Progressistas (PP), senador Ciro Nogueira (PP-PI), convocou nesta quarta-feira, 12, uma reunião com os diretórios da sigla para definir sobre a federação com o União Brasil.
No Amazonas, os dois partidos já andam de “mãos dadas” e têm sido parceiros na caminhada política ao longo dos anos. Tal parceria pode ser exemplo para o resto do país, corriqueiramente. Ambos estão no arco de aliança do governador Wilson Lima que tem sabido usar as potencialidades das siglas, aumentando representatividade em todos os municípios do estado. Além disso, Lima tem prestígio com o presidente do PP, Ciro Nogueira, e com o presidente do União Brasil, Antonio Rueda.
A deliberação está marcada para a próxima terça-feira, 18, na sala do colégio de líderes da Câmara às 18h. Caso aconteça, o bloco passará de 109 para 513 deputados federais e 13 senadores. A superfederação servirá para fortalecer estrategicamente o poder das legendas no Congresso, com as comissões e pautas, e no relacionamento com o Governo Federal.
Inicialmente, a federação também contaria com o Republicanos, partido do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB). No entanto, a bancada rejeitou a aliança para os próximos 4 anos.
Da Redação
Foto: Reprodução