A Prefeitura de Maués (a 287 quilômetros de Manaus) deixou de publicar contratos firmados ao longo de quase três semanas. O Portal O Poder vem acompanhando, desde fevereiro, as contratações realizadas pela prefeita Macelly Veras (PDT), que, ao todo, já gastou mais de R$23,8 milhões com dispensas de licitação.
Desde o dia 10 de março, a Prefeitura de Maués não fez publicações sobre as contratações firmadas durante o período das festividades de carnaval, onde teve a participação da atração nacional Gilmelândia no ‘Carnaval Popular de Maués’, que contou com uma enorme estrutura. Até o momento, nenhum dos valores referentes ao evento foi divulgado.
Os gastos no município repercutiram de maneira negativa na gestão de Macelly, o que deve ter motivado a omissão de informações. Vale ressaltar que a prefeitura tem a obrigação de divulgar os gastos realizados no Diário Oficial.
Nessas três semanas do mês de março, a prefeitura tem divulgado no Diário Oficial dos Municípios apenas exonerações, nomeações e contratos do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Maués (SAAE), o que causa estranheza, pois, em apenas uma semana a prefeita fechou valores que ultrapassaram os R$ 8,1 milhões. O Portal O Poder segue acompanhando as movimentações no município.
Outro ponto importante para destacar é que a prefeita decretou situação de emergência financeira e administrativa, onde alegava a necessidade de contratação direta para a prestação de serviços de forma urgente. Por esse motivo, conseguiu homologar valores milionários. Há expectativas de que Macelly preste esclarecimentos perante o Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) e no Ministério Público.
Da Redação
Foto: Divulgação