março 31, 2025 07:23

RR: Adiamento de julgamentos pode render inelegibilidade para Denarium

O governador de Roraima, Antonio Denarium (PP), tem conseguido um alívio na justiça, por conta da demora do julgamento dos processos no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Mas, segundo informações nos bastidores, esse cenário pode mudar, levando a uma possibilidade de inelegibilidade para a próxima eleição em 2026.

E isso deve acontecer justamente por conta dos atrasos no andamento do processo. Caso as ações não sejam julgadas até o prazo do registro de candidatura, que geralmente finaliza no início do mês de agosto, Denarium e seu atual vice, Edilson Damião (Republicanos), podem se colocar na posição de inelegibilidade, devido à Lei da Ficha Limpa.

Tanto Denarium quanto o vice estão condenados por órgão colegiado, ou seja, em segunda instância. São quatro processos julgados no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RR) pelas acusações de abuso de poder econômico e político nas eleições de 2022, utilizando os programas sociais “Cesta da Família” e “Morar Melhor”.

Há especulações de que esse alívio na justiça, por conta do não julgamento, se dê em razão de um amigo muito influente de Denarium, que nos bastidores estaria intermediando pelo adiamento e assim, impedindo a cassação do governador de Roraima.

O vice, Damião, ainda pode reverter a sua inelegibilidade se recorrer da decisão, em troca, deverá recusar o registro de candidatura sob alegação de que não foi autor das práticas de abusos de poder político e econômico.

 

Com informações de Folha BV
Foto: Divulgação

Últimas Notícias

Ilque dispensa licitação milionária para alugar maquinários em Juruá

O prefeito de Juruá, Ilque Cunha de Lima,  dispensou licitação para alugar maquinários para o município. O contrato firmado...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!