A corrida para as eleições ao cargo de reitor na Universidade Federal do Amazonas (Ufam) está chegando na reta final e os candidatos ao cargo utilizaram diversos métodos para ter uma aproximação dos eleitores, fazendo visitas em cada campus e dialogando com os gestores e professores.
Um papel muito importante nessa corrida eleitoral é o do vice, com uma presença muitas das vezes esquecida, ele atua como um intermediador entre os discentes e o candidato à reitoria. Nessa eleição, alguns vices têm ganhado destaque.
A candidata Tanara Lauschner, da chapa 57, tem como vice Geone Maia, que é uma representatividade do interior nesta campanha. Por ser professor no campus de Itacoatiara, Geone sabe das dificuldades dos estudantes que estão fora da capital, tendo maior facilidade em dialogar e promover propostas que se adequem às necessidades de cada eleitor.
Enquanto Tanara articula no campus sede, em Manaus, nessas últimas ações de campanha, Geone esteve em Benjamin Constant, ouvindo e debatendo as melhorias para o campus e mostrando o que a chapa tem para oferecer como proposta.
O candidato Allan Rodrigues tem como vice Victor Lamarão e, apesar de não estarem presencialmente em Coari, conseguiram captar o eleitorado. A candidata Therezinha Fraxe, junto com seu vice, promove a apresentação da chapa no Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais, em Manaus.
O candidato Marco Antônio e o vice estão se atentando a desmentir informações que pesam sobre a campanha. A candidata Adriana Malheiro visitará Benjamin Constant para debater suas propostas para a reitoria.
Vale destacar que a eleição será realizada na próxima segunda-feira, 7 de abril. Do pleito, três nomes serão enviados ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que escolherá o novo reitor da universidade.
Da Redação
Foto: Reprodução