Nesta segunda-feira, 7, ocorreu a eleição para o cargo de reitor e vice-reitor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). A votação iniciou às 8h e finalizou às 20h. O segundo turno do pleito ocorre no dia 14 de abril, próxima segunda-feira.
A candidata Tanara Lauschner e seu vice Geone Maia, da chapa 57, tiveram 33,22% dos votos neste pleito. A chapa 25, do candidato Marco Antônio e seu vice Armando Júnior, conseguiu 33,27% dos votos, seguida da chapa 23, do candidato Allan Rodrigues e seu vice Carlos Lamarão, com 12,91% dos votos.
Nessa eleição, cinco chapas se candidataram, três dessas lançaram candidatas mulheres para o cargo de reitor, sendo um marco histórico para a Ufam.
Como foi divulgado pelo Portal O Poder, a eleição foi bem disputada, decidida pelas casas decimais por percentual, sendo quase um empate entre Tanara e Marcão, que irão ao segundo turno.
Na reta final, os candidatos visitaram os municípios em que a universidade possui campus na intenção de angariar votos e conseguir uma boa colocação na lista tríplice a ser enviada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que definirá o próximo reitor da Ufam.
Ludmila Dias, para o Portal O Poder