Em forma de protesto, um grupo de comunitários da Vila da Barca, em Belém, desafiou o diretor de Expansão e Tecnologia, Hélio Brazão, da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa), a beber a água da torneira. A situação inusitada aconteceu na última segunda-feira, 7, durante uma audiência pública.
O ocorrido se deu após uma resposta de Hélio, que ao ser perguntado se beberia a água fornecida para a comunidade, respondeu que “com certeza”. Minutos depois, os moradores ofereceram a água da torneira para o diretor, que recusou a beber, causando revolta entre os moradores.
Para a população, foi informado que a água fornecida é de qualidade, enquanto a vila possui problemas sérios com a falta de saneamento básico. A água que aparece no vídeo tem uma coloração amarela, meio turva, dando sinais de péssimas condições para o consumo.
Vale destacar que Belém vai sediar a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP 25), em novembro, mesmo não atendendo às necessidades básicas da própria população.
Da Redação
Foto: Divulgação