Existe um ditado que diz que cristal quebrado jamais se cola. Pode-se até tentar unir os pedaços, mas nada volta como era antes. Um exemplo prático é a amizade do governador Antonio Denarium com o deputado Jorge Everton. É que desde a briga de 2023, em que Jorge se candidatou ao cargo de conselheiro do TCE-RR, e Antonio resolveu indicar o nome da esposa Simone Denarium para a vaga, a relação de amizade entre eles desandou.
Vale lembrar que o deputado já usou por diversas vezes o direito de fala para criticar as ações de Denarium no poder. Inclusive recentemente, citou o governador no envolvimento de esquema de grilagem durante oitiva da CPI das Terras. Contudo, bastidores da política revelaram uma espécie de acordo entre os deputados e governo. E o resultado? Diversas nomeações no alto escalão de pessoas muito próximas de deputados. Entre essas nomeações, a do advogado e muito amigo de Jorge Eveton, Diego Aragão na presidência do Detran. Local esse que o deputado já teve influência. Inclusive, após a briga dos dois, Denarium exonerou todos os cargos comissionados indicados pelo parlamentar.
‘Guerra’
Agora, após as recentes críticas do deputado sobre a nomeação de Dilma na Femarh, Antonio Denarium, rebateu durante entrevista em uma TV local na semana passada, que o “deputado tenta a todo o momento desconstruir o trabalho do governo”. Antonio disse também que “aqueles que trabalham contra o Governo do Estado, são contra o desenvolvimento do estado” , se referindo ao que ele chama de minoria liderada pelo deputado. É guerra!
Ao que parece, o caldo entornou entre a ALE-RR e Palácio Hélio Campos. Isso porque Denarium não só demitiu o indicado de Jorge Everton do Detran, como também demitiu secretários e diretores ligados aos deputados Cláudio Cirurgião, Armando Neto, Renato Silva, Jorge Everton, Sodado Sampaio e etc. Conforme informações dos bastidores, ao todo, foram exoneradas nove pessoas ligadas a nove deputados estaduais. Entre os exonerados está Kelton Lopes, nomeado no início da semana. Denarium gravou até vídeo exaltando a experiência de Kelton no serviço público e publicou nas redes sociais. A exoneração de Kelton dois dias depois mostra que que a última coisa que Denarium está preocupado é com a estabilidade que garante qualidade no serviço público.
Será?
Outra informação de bastidores é que Denarium teria fechado um acordo com 15 deputados para garantir maioria na Assembleia e, assim, conseguir aprovar seus projetos de lei que só servem mesmo para beneficiar a ele e seus próximos. Como por exemplo, o aumento do imposto em compras feitas pela internet que sai do bolso do povo. E também a isenção de impostos para grandes produtores amigos e aliados de Denarium. Mas será que esses 15 deputados vão suportar a pressão?
E afinal, quem ganha e quem perde no meio de tanto “tiro trocado”? A população, claro…É que entre a disputa pelo poder, a prioridade são os interesses pessoais de cada um. O povo continua na mesma situação: sustentando os gastos públicos e na plateia clamando para que algum representante use a voz para levar demandas urgentes que todos tratam como pequenos problemas, como a saúde e educação.
Da Redação com informações da Coluna RR Alerta do site Roraima Em Tempo
Foto: Divulgação