julho 12, 2025 03:43

TRE-AM desaprova contas do prefeito de Beruri, Emerson Melo, por irregularidades e utilização de embarcação não declarada em período de campanha

O prefeito de Beruri, Emerson Klinger Gonçalves de Mello, teve suas contas desaprovadas pelo Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) após análise de vícios graves e utilização de embarcação não declarada durante a campanha eleitoral de 2024.

Inicialmente, as contas do prefeito haviam sido aprovadas. Após pedido de Ação de Impugnação, houve a anulação da primeira sentença, desaprovando as contas por fundamentação deficiente, irregularidade que compromete a transparência das contas eleitorais e litigância de má-fé.

Segundo a decisão, o prefeito utilizou uma embarcação durante o período de campanha que não havia sido declarada anteriormente nas prestações de contas. Com prova fotográfica de que a embarcação foi utilizada, houve constatação da omissão de despesa ou receita.

Durante as eleições municipais de 2024, Emerson utilizou as redes sociais para divulgar a sua candidatura. Em algumas dessas publicações, é possível perceber que embarcações foram utilizadas.

Um vídeo publicado no dia 22 de setembro mostra um grande comício em favor de Emerson em uma embarcação que cumpriria agenda na Comunidade Surara. Há possibilidade de que esse seja o objeto citado na Ação de Impugnação.

Após as alegações, a defesa do prefeito tentou entrar com um recurso especial, que foi inadmitido, pois buscava uma reanálise do material, o que não é permitido em sede de recurso especial.

Confira decisão do TRE-AM:

TRE- Beruri (1)

Ludmila Dias, para o Portal O Poder

Foto: Divulgação

 

Últimas Notícias

Ex-prefeito de Amaturá é alvo de Tomada de Contas por sumiço de documentos do SAAE

O gestor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Amaturá (a 1.072 quilômetros de Manaus), Etemildo Melo dos...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!