julho 16, 2025 16:31

Comissão vai a Belém conferir preparativos para COP30

A Subcomissão Temporária que acompanha os preparativos para realização da COP30 se reuniu pela terceira vez em uma audiência pública para discutir as logísticas do evento que acontecerá em novembro, em Belém do Pará. Com requerimento da presidente da subcomissão, senadora Leila Barros, do PDT do Distrito Federal, a subcomissão vai seguir em diligência externa nos dias 18 e 19 de agosto para verificar o andamento dos preparativos para o evento.

A COP30 é uma conferência da ONU sobre mudanças climáticas que reúne representantes de quase 200 países para dialogar e fazer acordos sobre o clima. Desde 1992, primeiro ano da reunião, os países membros firmaram um compromisso de estabilizar as concentrações de gases de efeito estufa na atmosfera. Essa é a primeira vez que o Brasil sedia o evento.
Segundo a senadora Leila, o mundo está sem tempo para disputas entre os países sobre medidas que devem ser tomadas para frear os impactos no clima.

A embaixadora e diretora de clima e negociadora-chefe do Brasil no Ministério das Relações Exteriores, Liliam Chagas, garantiu que o Brasil fará de tudo para que não falte alojamento, espaço e comida para todos os negociadores.

Como a COP evoluiu de uma negociação entre governos para um mega evento, as pessoas precisam chegar à cidade, elas precisam se hospedar e elas precisam chegar ao local da reunião e entrar ao local da reunião. Nós sabemos que no histórico daquelas COPs, quem não conseguiu garantir isso, prejudicou o resultado final. O governo brasileiro está dando a devida importância para isso.

O secretário extraordinário para a COP 30, Valter Correia, entede que o investimento já gasto na capital do Pará, quase 5 bilhões de reais, deixará um legado na cidade, influenciando o turismo e os eventos. Sob a supervisdão de Samara Sadeck, da Rádio Senado, Maria Beatriz Giusti.

 

 

Com informações da Agência Senado

Últimas Notícias

Partido Progressistas de Barcelos tem contas julgadas como não prestadas pelo TRE-AM

O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) julgou como não prestadas as contas do Partido Progressistas referente às eleições...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!