O estado de Roraima é porta de entrada de venezuelanos que fogem da crise no país e pelo menos 180 mil ficam no estado. Em entrevista, o governador Antonio Denarium (PP) diz que busca na Justiça o ressarcimento do Governo Federal pelos custos para receber migrantes.
“Já ganhamos no Supremo Tribunal Federal, já passou pelo Tribunal de Contas da União, e esperamos que, nos próximos meses, a União possa fazer repasse para o governo do estado a título de restituição das despesas”, afirmou Denarium.
O crescimento da população do estado foi de 11,3% em 2022, enquanto a média nacional foi de 3%. O agronegócio tem sido um dos principais motores desse crescimento, impulsionando a economia do estado.
Segundo o governador, “em todo lugar tem um venezuelano trabalhando” e isso é um fator que ajudou o crescimento econômico, por causa da mão de obra farta. Um ponto em destaque é que Roraima exportou US$ 14 milhões em 2018. Em 2024, esse valor sobe para US$ 313 milhões. Crescimento de mais de 1.800%, segundo o governo do estado.
Sobre ressarcimento, Denarium diz que muitas responsabilidades seriam do Governo Federal e que não são cumpridas. Citou a ação que está nas mãos do ministro Luiz Fux, no Tribunal Superior Federal, destacando que precisam desse ressarcimento das despesas em relação aos imigrantes.
Com informações de InfoMoney