fevereiro 21, 2026 11:11

Suframa recebe proposta de projeto para impulsionar Distrito Agropecuário

A Suframa recebeu representantes do Centro de Bionegócios da Amazônia (CBA), do Sidia Instituto de Ciência e Tecnologia e do Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (Idesam). O objetivo do encontro foi a apresentação de um projeto voltado ao desenvolvimento e fortalecimento do Distrito Agropecuário da Suframa (DAS).

A iniciativa busca fortalecer negócios já existentes no DAS, elevando sua capacidade de fornecer produtos e serviços ao Polo Industrial de Manaus (PIM). O projeto tem foco no desenvolvimento territorial sustentável e será executado em três anos, divididos em quatro etapas. A primeira envolve o mapeamento de soluções já presentes no Distrito Agropecuário e a aceleração de iniciativas com potencial de escala.

“É uma ação conjunta que reúne a experiência de mais de 20 anos do CBA e a expertise do Sidia e do Idesam, com o objetivo de conectar o DAS às demandas da indústria e impulsionar a bioeconomia regional”, destacou o diretor de Bionegócios do CBA, Carlos Henrique Carvalho. Também participaram da apresentação os representantes Emjen Jomaa e José Renato Santiago (CBA), Samy Assi (Sidia), Karol Barbosa (Idesam) e Roberto Garcia (Fundação UEA).

Entre as soluções de bioeconomia destacadas, estão o desenvolvimento de cadeias de valor sustentáveis para produtos da sociobiodiversidade amazônica (óleos, manteigas, extratos, fibras) com rastreabilidade e repartição de benefícios; serviços de monitoramento da biodiversidade em áreas de influência da indústria usando tecnologias como eDNA (DNA ambiental) ou bioacústica; produção de insumos para restauração ecológica (exemplo: mudas de espécies nativas, biofertilizantes específicos) para áreas degradadas; e bioprospecção ética para identificação de novos compostos de interesse industrial.

O superintendente da Suframa, Bosco Saraiva, reforçou a importância da proposta. “Durante muito tempo, o foco esteve quase exclusivamente na indústria. Projetos como esse nos ajudam a valorizar o potencial do Distrito Agropecuário e a construir uma Zona Franca mais integrada e diversificada”, afirmou. Também participou da reunião o superintendente-adjunto Executivo, Luiz Frederico Aguiar.

 

Com informações da Suframa

Últimas Notícias

STF: Ministros receberam ou têm parentes que receberam penduricalhos

Dos nove ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), quatro já receberam ou têm parentes que receberam verbas extras acima...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!