O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) suspendeu oficialmente a concorrência pública nº 90151/2025-01, que previa a contratação de empresa para readequação e recuperação do Porto de Tefé (IP4). A informação foi publicada em aviso no Diário Oficial da União e assinada por Lidiane Martha Coutinho Menezes, chefe do Serviço de Cadastro e Licitação.
O processo de licitação, identificado pelo número 50600.015223/2022-02, havia sido originalmente divulgado em 6 de maio de 2025. À época, o DNIT realizou uma visita técnica de inspeção ao local e constatou a necessidade de implantação de um novo sistema portuário, com capacidade compatível à demanda atual das operações.
Adicionalmente, seguindo as normas da Autoridade Marítima (NORMAM-202/DPC), também foi definida a substituição integral das chapas de fundo, costado e espelho de popa da estrutura naval (cais flutuante), devido ao desgaste avançado identificado nessas superfícies metálicas pelo seu tempo de uso.
O objeto da concorrência era a elaboração dos projetos básico, executivo e “as built” de engenharia, além da execução das obras e serviços de readequação e recuperação naval e civil do porto, em lote único. Não foram divulgados os motivos da suspensão nem uma nova previsão de retomada do processo.
Da Redação
Foto: Divulgação