O primeiro semestre de 2025 do Polo Industrial de Manaus (PIM) fechou com resultados robustos e quebra de recordes no faturamento e geração de empregos. De janeiro a junho, o PIM registrou a marca histórica de R$ 110,80 bilhões, representando um aumento de 13,26% em relação ao mesmo período do ano passado.
Em moeda estrangeira, o montante faturado nos seis primeiros meses atingiu o valor de R$ 19,41 bilhões. O desempenho favorável refletiu-se no mercado de trabalho. Só em junho deste ano, o Polo empregou um total de 131.464 trabalhadores diretos, entre efetivos, temporários e terceirizados, indicando crescimento de 6,82% na comparação com junho do ano passado.
Bosco Saraiva, superintendente da Suframa, destacou o desempenho histórico. “São números expressivos, em especial a geração de 130 mil empregos diretos, sendo uma prova concreta da força do nosso modelo de desenvolvimento e da sua importância para gerar emprego e renda para a população.”
Os segmentos onde o PIM mais cresce são os Bens de Informática (21,81%), Duas Rodas (20,12%) e Eletroeletrônico (16,3%). Outros segmentos que também tiveram crescimento foram o setor de Vestuário e Calçados, que apresentou aumento de 50,35% no faturamento, e o segmento Madeireiro, com crescimento de 33,43%.
Setores expressivos que também tiveram aumento foram os de motocicletas, motonetas e ciclomotos, televisores com tela LCD e OLED, condicionadores de ar do tipo split system, relógios de pulso e de bolso, monitores de tela LCD para uso em informática e bicicletas, incluindo as elétricas.
Da Redação