setembro 2, 2025 16:07

PA: Servidores e empresários são alvo de operação que apura fraude com verbas da saúde e educação

A ‘Operação Expertise’ foi deflagrada nesta terça-feira, 2, para investigar fraude em licitações e contratos públicos, corrupção e lavagem de dinheiro. Cinco pessoas foram presas e 18 são alvo de mandados de busca e apreensão em Belém e Marituba.

A investigação da Polícia Federal, com apoio da Controladoria-Geral da União (CGU), aponta desvios em contratos da Saúde e Educação do Pará que somam R$ 198 milhões. Um dos endereços onde a PF cumpriu mandado foi a Assembleia Legislativa do Pará.

A Operação Expertise apura um esquema fraudulento de direcionamento de licitações, lavagem de dinheiro e empresas de fachada financiadas com verbas do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB) e do Fundo Nacional de Saúde (FNS).

A PF apura quanto foi desviado. A suspeita é que os recursos eram sacados em espécie e redistribuídos entre os envolvidos. Os nomes dos alvos não foram divulgados até a última atualização desta reportagem, mas um dos mandados foi cumprido na sede da Assembleia Legislativa do Pará.

Dinheiro, joias e equipamentos eletrônicos foram apreendidos. A PF aprendeu dezenas de notas de R$ 200 e outros valores, mas o total flagrado não havia sido contabilizado até 10h30.

 

 

Com informações de G1 Pará

Últimas Notícias

David Reis participa de inauguração de escola municipal no Lago Azul

O presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador David Reis (Avante), participou, nesta terça-feira, 2, da inauguração da...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!