Nessa quinta-feira, 18, o Governo do Amazonas anunciou seus principais objetivos para a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que ocorrerá em novembro, em Belém.
O plano é atrair financiamento internacional e discutir o papel estratégico da Amazônia na agenda global de sustentabilidade. Segundo o governador Wilson Lima, o foco é criar fundos e fortalecer a bioeconomia. “Estamos elaborando um plano de bioeconomia para o Amazonas e, até novembro, devemos estar com ele pronto para ser levado para a COP 30.”
O Estado está confirmado na Zona Azul da COP30, reservada para delegações oficiais e chefes de Estado. Na agenda oficial estão incluídas reuniões com representantes da instituição como Banco Mundial, o BID e os governos da Noruega, Alemanha e Grã-Bretanha.
A estratégia é fortalecer o setor econômico com foco na preservação, destacando que 97% da cobertura do Amazonas é preservada, reforçando que o estado investiu R$ 1 bilhão em cadeias produtivas sustentáveis, tendo como meta o desmatamento líquido zero até 2030.
Foi criado um Grupo de Trabalho específico no âmbito do Comitê Permanente de Enfrentamento a Eventos Climáticos Ambientais, que servirá para coordenar a participação na conferência, tendo como função estruturar e consolidar as agendas prioritárias do estado para o evento.
Da Redação
Foto: Alex Pazuello/Secom