O Estado de Roraima aparece no 23º lugar em educação no Ranking de Competitividade, um dos piores índices registrados. No estudo, o Centro de Liderança Pública avaliou dados sobre o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), Enem, índice e oportunidade da educação, entre outros critérios.
Se tratando do Ideb, a preocupação é maior. O índice foi criado pelo Governo Federal para medir a qualidade na educação nas escolas públicas do país. Nesse quesito, Roraima caiu 6 pontos de 2021 para 2025, visto que antes o estado figurava 17º ou 19º lugar, ocupando atualmente a 23ª colocação.
Esse número indica uma queda na qualidade do ensino, comprometendo o futuro dos alunos, especialmente os estudantes submetidos a salas em total precariedade.
Outro ponto destacado é a falta de segurança. Conforme o estudo, Roraima era o 3º estado mais seguro do Brasil e, nos últimos anos, caiu para o 26º, com altas taxas de feminicídios e estupros. O governo divulgou que já investiu na pasta mais de R$ 175 milhões, mas esses recursos não são traduzidos em melhorias na segurança.
A infraestrutura também se destaca como as piores do país. Quando citado o custo de combustíveis, Roraima fica em 25º lugar. Já em disponibilidade de voos diretos, fica em último lugar. A pesquisa também revela que, nos serviços de telecomunicações e qualidade de rodovias, o Estado também se destaca negativamente.
Com informações Portal Roraima em Tempo