Após a grande repercussão negativa causada por sua fala em plenário, na qual afirmou ser “a favor da violência contra a mulher”, a vereadora Elzabeth Maciel (Republicanos), conhecida como “Betinha”, publicou uma retratação nesta terça-feira, 30, nas redes sociais.
No pronunciamento, a parlamentar reconhece que usou uma expressão “totalmente inadequada e infeliz”, que não corresponde ao que realmente pensa.
“De forma alguma foi minha intenção justificar ou naturalizar qualquer forma de violência. Fui extremamente infeliz na maneira como me expressei e lamento profundamente que minhas palavras possam ter causado ofensa, especialmente a você, mulher”, declarou.
Claramente lendo um texto pronto, a vereadora citou experiências pessoais que teriam terminado em óbito para reforçar o pedido de desculpa.
“Me reportei daquele jeito porque na minha família já houve caso que veio a óbito. Peço sinceras desculpas a todas que se sentiram ofendidas. Afirmo de forma clara e categórica que a violência contra a mulher é inaceitável e jamais pode ser tolerada ou justificada”, pontuou.
Ela afirmou ainda que o fato servirá como lição e se comprometeu a adotar mais responsabilidade em manifestações futuras.
“Este episódio servirá para minha reflexão pessoal e política. Comprometo-me a agir com mais responsabilidade e respeito em minhas manifestações futuras”, finalizou.
‘Mulher merece apanhar’
A declaração polêmica da vereadora ocorreu druante uma sessão plenária, na segunda-feira, 29, que foi transmitida no Youtube da Câmara Municipal de Borba. Em seu discurso, Betinha disse que é “a favor da violência contra mulher” e que “mulher merece apanhar”.
A fala ganhou repercussões na internet e viralizou, a nível regional e nacional, sendo noticiada por todo o país.
Repúdio
A presidente da Câmara e titular da Procuradoria da Mulher, vereadora Tatiana Guedes, divulgou uma nota oficial de repúdio às declarações da colega parlamentar, afirmando que as falas não representam o espírito da Casa Legislativa.
“Reafirmamos nosso compromisso de sempre valorizar a igualdade, combater qualquer forma de discriminação e garantir que o ambiente legislativo se mantenha acolhedor e respeitoso, em defesa dos direitos de todas as mulheres”, destacou Tatiana Guedes.
Os vereadores Jacimar Rabelo, o ‘Cartolinha’, e Rodrigo Pantoja também se manifestaram, condenando o discurso de Betinha e classificando suas palavras como inaceitáveis.
O que chamou atenção foi que o posicionamento dos colegas ocorreu apenas após a ampla repercussão da declaração, um dia depois do pronunciamento de Betinha na Câmara.
Ver essa foto no Instagram
Thaise Rocha, para o Portal O Poder
Foto: Reprodução