Durante pronunciamento na tribuna da Câmara Municipal de Borba, a vereadora Elizabeth Maciel (Republicanos), conhecida como “Betinha”, declarou ser a favor da violência contra a mulher praticada por homens. A fala polêmica ocorreu na sessão plenária da última segunda-feira, 29, que foi transmitida pelo YouTube da Casa Legislativa.
Inicialmente, Betinha defendia a gestão do prefeito Toco Santana, mas mudou de assunto ao comentar o conflito entre os vereadores Pedro Paz (União Brasil) e Professora Jéssica (DC). A parlamentar Jéssica havia denunciado Pedro por apontar o dedo em sua direção durante uma sessão, o que, segundo ela, seria um gesto agressivo.
Em sua fala, ‘Betinha’ relativizou a legislação de proteção às mulheres e disse já ter presenciado muitas que se machucaram para acusar falsamente os companheiros.
“Eu digo com toda a sinceridade: eu aprovo, eu sou a favor da violência contra a mulher. Sim, quando o homem bate na mulher, eu aprovo. Mas eu também sou contra. Tem mulher que merece apanhar. Sabe por quê? Eu já presenciei caso em que a mulher se bate ela mesma para condenar o homem. (…) O vereador Pedro Paz não tentou ofender a vereadora Jéssica, ele apenas tem um modo de falar. E ela simplesmente se coloca na lei contra a violência contra a mulher. Eu sou contra isso. Estou a favor da lei para defender as mulheres, mas também contra aquelas que querem se beneficiar dela”, afirmou.
Ao encerrar, a vereadora reforçou apoio irrestrito ao colega. “Quero dizer que estou aqui e pode ter certeza que eu não vou cassar o seu mandato, pode ter certeza”, finalizou.
Confira o pronunciamento:
Ver essa foto no Instagram
Thaise Rocha, para o Portal O Poder
Foto: Reprodução/Youtube