outubro 7, 2025 15:04

Conselho de Ética pauta abertura de ação contra deputados por motim

O Conselho de Ética da Câmara dos Deputados analisa nesta terça-feira, 7, a instauração de processos contra os deputados Zé Trovão (PL-SC), Marcel van Hattem (Novo-RS) e Marcos Pollon (PL-MS). As ações solicitam a suspensão temporária dos mandatos dos parlamentares pela ocupação do plenário da Casa no início de agosto.

Os congressistas foram alvo de representações enviadas pela Mesa Diretora, após recomendação do corregedor da Câmara, deputado Diego Coronel (PSD-BA). Marcos Pollon é alvo de duas ações: uma de suspensão por 90 dias por declarações difamatórias contra o presidente Hugo Motta (Republicanos-PB) e uma de 30 dias pela obstrução à cadeira da presidência.

Van Hattem e Zé Trovão também foram alvo de ação para a suspensão do mandato por 30 dias por terem impedido Hugo Motta de retomar a cadeira da presidência. Na ocasião, parlamentares da oposição bloquearam os trabalhos do plenário por mais de 30 horas em protesto à prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). 

O movimento ocorreu na semana de retomada das atividades no Legislativo após o recesso parlamentar de julho.O corregedor da Câmara também recomendou a censura escrita dos três deputados e de outros 11 que também atuaram na ocupação do plenário.

 

Com informações de CNN Brasil

Foto: Cristiano Mariz/Agência O Globo

Últimas Notícias

TJAM passará por inspeção da Corregedoria Nacional de Justiça

A Corregedoria Nacional de Justiça vai realizar a inspeção anual no Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (TJAM)...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!