outubro 29, 2025 21:42

INSS: PF cumpre mandados no Amazonas em operação contra descontos indevidos

Na manhã desta quinta-feira, 9, a Polícia Federal realiza uma nova fase da operação ‘Sem Desconto’, que apura um esquema nacional de descontos associativos não autorizados em aposentadorias e pensões.

Estão sendo cumpridos 66 mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Supremo Tribunal Federal, nos estados de São Paulo, Sergipe, Amazonas, Rio Grande do Norte, Santa Catarina, Pernambuco, Bahia e no Distrito Federal.

A ação de hoje tem o objetivo de aprofundar as investigações e esclarecer a prática de crimes como inserção de dados falsos em sistemas oficiais, constituição de organização criminosa e atos de ocultação e dilapidação patrimonial.

Com apoio da Controladoria-Geral da União (CGU), a ação que também está sendo executada em Manaus, as equipes de agentes saíram logo nas primeiras horas do dia para cumprir ordens judiciais em endereços ligados a suspeitos e empresas investigadas.

Relembre o caso

Operação teve início em abril com afastamento do presidente do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), Alessandro Stefanutto. A ação tinha como objetivo apurar a cobrança irregular de R$ 6,3 bilhões de aposentados e pensionistas entre 2019 e 2024 — ação que começou e seguiu por toda a gestão do presidente Jair Bolsonaro (PL) e seguiu até o governo atual, do presidente Lula (PT).

Operação Sem Desconto mira golpes contra aposentados e pensionistas. A ação que resultou no afastamento de Stefanutto foi deflagrada pela Polícia Federal e pela Controladoria-Geral da União. Os agentes miram no combate ao esquema nacional de descontos não autorizados em benefícios concedidos pelo INSS.

 

Da Redação

Últimas Notícias

Após pressão do Congresso por calendário de liberação das emendas, governo federal destrava verbas

O governo Lula começou a acelerar o pagamento de emendas de comissão, modalidade que estava travada e concentrava as...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!