A Polícia Federal deflagrou a segunda fase da Operação Expertise, destinada a aprofundar as apurações sobre fraudes em licitações, desvios de recursos públicos da saúde e da educação, corrupção e lavagem de dinheiro no âmbito de órgãos estaduais e municipais do Pará, com apoio técnico da Controladoria-Geral da União (CGU). Os valores desviados são estimados em aproximadamente R$ 200 milhões.
Vice-prefeita presa
A vice-prefeita de Marituba, Bárbara Marques (MDB), foi presa durante a operação por suspeita de envolvimento nas irregularidades.
Em nota, a Prefeitura de Marituba informou que “está colaborando integralmente com as investigações conduzidas pela Justiça e pelos órgãos competentes” e que “todas as medidas administrativas necessárias foram adotadas para garantir a transparência”.
Propina e mandatos
Foram cumpridos, na quinta-feira, 9, três mandados de busca e apreensão e um mandado de prisão preventiva, além de outras medidas cautelares deferidas pela Justiça Federal, tais como afastamentos cautelares, bloqueio/sequestro de bens e quebras de sigilo. Todo o material colhido será encaminhado para análise pericial e processual.
No curso das apurações, a Polícia Federal identificou um dos investigados entregando valores em espécie a um agente público dentro de órgão da administração, fato que reforça o esquema de corrupção já mapeado e envolve alvo alcançado na primeira fase da operação. As investigações também apontam indícios de direcionamento de licitações, adesões irregulares a atas de registro de preços e execução simulada de contratos públicos, com saques em espécie realizados logo após os repasses financeiros — inclusive em compromissos das áreas de saúde e educação.
Da Redação, com informações da assessoria
Foto: Divulgação