dezembro 9, 2025 12:37

União Brasil expulsa Celso Sabino, ministro de Lula

O ministro do Turismo, Celso Sabino, foi expulso do União Brasil nessa segunda-feira, 8. A Comissão Executiva da legenda decidiu pela expulsão e pelo cancelamento de filiação do ministro do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) depois de ele contrariar a sigla e permanecer no governo.

A decisão se dá meses após o titular da pasta desafiar Antonio Rueda, presidente do partido, e decidir permanecer no governo, apesar de a sigla ter rompido com o Palácio do Planalto em meados de setembro.

Dias depois do anúncio do União, Celso Sabino chegou a dizer que estava de saída da chefia do Ministério do Turismo, mas que permaneceria a pedido de Lula para entregar a Conferência das Nações Unidas para Mudanças Climáticas (COP30) realizada em Belém (PA), berço político do ministro.

Na época, ele reconheceu que gostaria de se manter à frente do ministério e tentaria dialogar com lideranças da sigla. “A minha vontade é clara: é continuar o trabalho que a gente vem fazendo”, reforçou.

Dias depois, o ministro voltou atrás e disse que iria permanecer no cargo. A decisão levou à abertura de ações disciplinares contra Sabino dentro do União Brasil, que alegou infidelidade partidária.

A expulsão e a perda do controle do partido no estado afetam profundamente o ministro, que agora dependerá de outra legenda para concretizar seu plano de concorrer ao Senado em 2026.

 

Da Redação com informações de Metrópoles 

Foto: Divulgação

Últimas Notícias

RR: Prazo de vista no processo de Antonio Denarium finaliza na quinta, 11

No dia 11 de dezembro, na próxima quinta-feira, completa 30 dias que o ministro Kássio Nunes Marques pediu vista...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!