Dos 13 municípios do Amazonas menores em população, três figuram entre as cidades com os maiores índices de alfabetização do país em 2025. Atalaia do Norte, com 15,3 mil moradores; Itamarati, 10,9 mil; e Japurá, com 8,8 mil, o último do estado em população, destacaram-se entre 5.570 cidades brasileiras e vão receber reconhecimento formal por isso.
Nesta quarta-feira, 16, a Câmara dos Deputados, em Brasília, irá entregar a Medalha Prefeitos pela Alfabetização das Crianças como forma de reconhecimento.
Do Amazonas, João Campelo (MDB), de Itamarati; Professor Vanilso (União); e Denis Paiva (União), de Atalaia do Norte, receberão a honraria. A indicação foi do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão do Ministério da Educação (MEC).
Investimentos em Itamarati
Para a concessão do prêmio, leva-se em consideração investimentos e o empenho dos prefeitos para alfabetizar crianças em seus municípios.
Por exemplo, em Itamarati, o prefeito João Campelo fez forte investimento no programa “Compromisso Nacional Criança Alfabetizada”. O projeto visa garantir a alfabetização das crianças até o fim do segundo ano do ensino fundamental.
Pela gestão desse programa, Itamarati ganhou destaque positivo pela superação de metas e boas práticas. O reconhecimento partiu do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) e do próximo MEC. Investimentos em infraestrutura e gestão e compromisso forte com a educação e o futuro das crianças foram pontos forte para Campelo.
Por causa disso, Itamarati virou exemplo de município que implementa bem o programa, superando expectativas e servindo de modelo para outras cidades.
Da Redação com informações da assessoria de imprensa
Foto: Divulgação


