A Federação de Jiu-Jitsu do Amazonas (FJJAM) premiou os melhores do ano na noite desta terça-feira, 27, no auditório Belarmino Lins na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). Com auditório lotado, o evento reuniu atletas, dirigentes e autoridades. Ao todo, 530 atletas foram premiados.
A iniciativa tem o apoio do deputado estadual Mário César Filho (União Brasil), do deputado federal Fausto Jr (União Brasil), da Pontual Pesquisas e de outras entidades do estado.
Faixa preta e apoiador do evento, o diretor da Pontual Pesquisas, Eric Lima Barbosa, foi um dos homenageados do evento.
Em seu discurso, o presidente da Federação, Elvys Damasceno, lembrou que o primeiro Melhores do Ano foi realizado em 2009 e demonstrou contentamento com a dedicação dos atletas. Em especial, as crianças e aos pais que apoiam os sonhos de seus filhos. Ele aproveitou para lançar oficialmente o 39º Campeonato Amazonense de Jiu-Jitsu que será realizado nos dias 18 e 19 de abril na Arena Amadeu Teixeira.
“Os Melhores do Ano é um evento que todos os atletas competem o ano todo para ganhar, para ser coroado realmente. É como o Oscar do Jiu Jitsu, então é muito legal ver que o auditório fica completamente lotado, ninguém falta. Às vezes, quando um não pode estar, ele manda a mãe ou o irmão. Então é um momento realmente histórico. É um documento que vai ficar para comprovar aí por anos, por gerações que ele foi realmente o Melhores do Ano da Federação Oficial do Estado. Então é importantíssimo coroar os atletas e nada mais justo que isso”, falou Elvys para o Portal O Poder. “Tanto os atletas como os parceiros que fazem as coisas acontecer. Inclusive a Pontual, que é do faixa preta também, o Eric, filho do senhor Antônio, que é um mestre das antigas, da minha época. A gente faz o esporte porque ama essa inclusão, realmente”, destaca.
O deputado estadual Mário César Filho também falou da parte socioeducativa do esporte. “O jiu-jitsu tira a criançada das ruas, é um agente motivador de sonhos. Dificilmente ela [a criança] vai se enveredar por um caminho que não deve”, ressaltou, em discurso.
Treinando há 10 anos, a atleta premiada no Melhores do Ano, Vitória Letícia da Silva Vasconcelos, da academia Octávio Almeida, ressalta que o evento é importante para a valorização dos atletas. “Eu comecei a treinar por causa do filme karatê kid e graças a Deus, Deus tudo certo, estou sendo premiada pela quinta vez como melhor do ano pela federação. Quero agradecer ao presidente Elvys Damasceno, pelos campeonatos que ele realiza e a todos que estão filiados com ele, estamos tendo um evento muito organizado”, destaca. Aos 19 anos, Vitória planeja continuar a faculdade de Educação Física com excelência e ganhar o sexto prêmio de Melhores do Ano.
Priscila Rosas, para Portal O Poder
Foto: Priscila Rosas




