fevereiro 13, 2026 17:33

RR: Escolas em situação precária viram alvos de denúncia por conta de forros estragados e fossa aberta

Um prédio na Comunidade Cachoeirinha, localizada no Baixo Rio Branco, em Caracaraí, região Sul de Roraima foi denunciado por conta de telhados podres, teto sem forro, madeiras em decomposição que comprometem a estrutura, sem contar a grande quantidade de fezes de morcegos dentro das salas de aulas.

A Escola Municipal Adonias Borges do Carmo e a Escola Estadual José Bonifácio fazem parte do mesmo prédio e ambas têm sido afetadas por conta da precariedade das unidades. Além disso, imagens também mostram que a fosse cedeu. Dessa forma, abrindo um buraco debaixo da escola, comprometendo ainda mais a segurança do prédio e dos estudantes.

Ainda segundo informações da denúncia, a previsão de retorno das aulas era para a segunda-feira, 19 de janeiro. Entretanto, a escola não dispõe de profissionais de serviços gerais, para limpar as salas, e alguns ventiladores não funcionam.

Em 2025, houve ordem de serviço para construção de duas escolas no Baixo Rio Branco, com investimento total de R$ 7,5 milhões. Uma das obras seria na Comunidade Cachoeirinha, com prazo para a execução de 300 dias, a partir do início das construções.

Nota da Seed

A Secretaria de Educação e Desporto informa que está atenta às demandas das comunidades ribeirinhas do Baixo Rio Branco. Em especial à comunidade escolar da Sala Anexa da Escola Estadual José Bonifácio, localizada na Comunidade Cachoeirinha, no município de Caracaraí.

A secretaria esclarece que está em andamento o processo de licitação para a construção de uma nova unidade escolar na comunidade, com estrutura composta por quatro salas de aula, visando oferecer melhores condições de ensino e aprendizagem para estudantes e profissionais da educação.

Quanto às demandas estruturais apontadas, o prédio é de responsabilidade do município de Caracaraí. No entanto, a Seed informa que encaminhou uma equipe do Departamento de Logística à região, para verificar in loco a situação e adotar as providências necessárias, para garantir a segurança de alunos, professores e demais servidores.

Sobre o fornecimento de merenda escolar, a secretaria destaca que o envio para as comunidades do Baixo Rio Branco é em parceria com a Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social de Roraima e com o Corpo de Bombeiros Militar de Roraima, considerando as especificidades logísticas da região. A merenda será encaminhada em conjunto com outros mantimentos transportados pela Setrabes, garantindo a regularização do abastecimento.

O Governo de Roraima reafirma seu compromisso com a qualidade da educação e com a segurança das comunidades escolares em todo o Estado.

 

Com informações de Roraima em Tempo

Últimas Notícias

‘Audição’ para vice: Lula embaralha cenário e amplia disputa

A disputa pela vaga de vice em uma eventual chapa de reeleição do presidente Lula (PT) voltou ao centro...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!