Depois de quase dois anos de espera, os 130 aprovados no concurso público de 2018 do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam) serão convocados pelo governo Estado a partir da próxima semana. O anúncio foi feito pela líder do governo na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), deputada Joana Darc (PL), na tribuna da Aleam durante a sessão híbrida desta quinta-feira, 14.
Joana Darc informou ainda que em razão da pandemia, o artigo 8°, inciso IV, da Lei Complementar nº 173/2020, impede que haja uma contratação de pessoal por parte dos governos e municípios. Então, a parlamentar propôs que o processo fosse judicializado para que o governo pudesse, assim, realizar a convocação por intervenção da Justiça com a ajuda da Defensoria Pública do Estado.
“Foi um longo caminho trilhado desde o ano passado. Foram várias reuniões realizadas com os aprovados do curso e também com os órgãos responsáveis, mas com essa resolução a convocação ocorrerá dentro da legalidade”, afirmou.
A líder do governo destacou o papel importante dos profissionais convocados para o desenvolvimento do setor primário do Estado.
Wilker Barreto (Podemos), num aparte, relembrou que outros concursados ainda esperam para serem chamados pelo governo estadual e disse que seria louvável chamar os concursados da Defensoria Pública do Amazonas (DPA). “Peço a vossas excelência que possa ajudar os aprovados da defensoria. Fico feliz pelos concursados do Idam e peço que sejam acolhidos os concursados da Defensoria Pública”, sugeriu.
Entenda o caso
O certame foi anunciado em dezembro de 2018 para preencher 227 vagas e formação de cadastro de reserva para cargos de nível fundamental, médio e superior. Devido a pandemia, o prazo de validade do concurso foi suspenso. Segundo a Portaria nº 056/2020, publicada no Diário Oficial do Estado de 13 de julho, o prazo será considerado a partir do término do período de calamidade pública estabelecido pelo Decreto nº 42.193, de 15 de abril deste ano.
Da Redação do Portal O Poder
Com informações da assessoria
Foto: Divulgação