fevereiro 21, 2026 18:30

Povos Indígenas, Direito à Educação e Acesso à Educação Diferenciada” é tema de diálogos interculturais na Estácio

O Grupo de Trabalho de Direitos Humanos, constituído por discentes da Faculdade Estácio do Amazonas promoverá uma roda de conversa com o tema “Povos Indígenas, Direito à Educação e Acesso à Educação Diferenciada”.

O objetivo do Grupo é promover diálogos interculturais entre personalidades indígenas, não indígenas e a sociedade. O debate contará com a presença da indígena Wanda Witoto, graduanda em Pedagogia da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), palestrante, educadora política e diretora de políticas sociais, o indígena Erimar Sateré-Mawé, coordenador do movimento dos Estudantes indígenas do Amazonas, Allan Magalhães, advogado da União (AGU), Doutor em Direito, pesquisador em Direitos Culturais e professor da UEA e Fernando Merloto Soave, Procurador da República (MPF), atua na área de Direitos dos Povos Indígenas e Povos Tradicionais.

A ideia surgiu a partir das vivências profissionais e acadêmicas compartilhadas pela acadêmica Luciana Silva, estagiária do Ministério Público Federal (MPF) na área dos Direitos dos Povos Indígenas e Povos Tradicionais e pesquisadora discente do Grupo de Pesquisa em Direito Antidiscriminatório e Marginalizações Sociais na Amazônia da UFAM.

Para os acadêmicos, o propósito deste projeto não é apenas realizar uma ação social, mas engajar também a comunidade acadêmica sobre a importância dos direitos povos indígenas, principalmente por ser um dos setores importantes de formação da sociedade.

“Queremos realizar um evento, onde todos terão a oportunidade de participar, interagir e refletir sobre a importância dos diálogos interculturais. O objetivo não é apenas conscientizar as pessoas e fomentar o respeito aos povos indígenas e à diversidade cultural, mas de aprender com todos os grupos e a exposição de seus saberes, especialmente sobre o direito constitucional à educação e a sua forma diferenciada” enfatiza Luciana Silva, coordenadora do projeto.

O Grupo de Trabalho foi formado no âmbito do projeto de extensão, idealizado e organizado pelos alunos(as) Luciana Silva, Maria Sabino, Nátalie Vieira, Luan Gonçalves, Marcos André, Edilza Carla e João Pedro Monteiro na disciplina Direitos Humanos orientada pelo professor Fernando Lourenço Matos Lima.

O evento é gratuito, acontecerá no dia 13/11 (segunda-feira), às 18 horas, no Auditório da Faculdade Estácio do Amazonas, na avenida Constantino Nery, 3693 – Chapada, Manaus – AM, 69025-315.

O evento disponibilizará certificado acadêmico, totalizando 10 horas complementares e sorteio de livros. As inscrições acontecerão entre os dias 09 a 12/11 e as vagas são limitadas. Para se inscrever, basta acessar o link: https://forms.gle/GtbFjxutXRhBXpmP8.

 

Da Redação com informações da assessoria de imprensa

Foto: Divulgação

Últimas Notícias

STF: Ministros receberam ou têm parentes que receberam penduricalhos

Dos nove ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), quatro já receberam ou têm parentes que receberam verbas extras acima...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!