janeiro 7, 2026 20:03

Venezuela propõe lei para banir observadores estrangeiros nas eleições

Após a divulgação do relatório da Organização das Nações Unidas (ONU), o presidente da Assembleia Nacional da Venezuela, Jorge Rodríguez, discursou durante uma sessão do Parlamento sobre a presença de especialistas estrangeiros no país durante as eleições.

O presidente da Assembleia propôs uma reforma da lei eleitoral em seu país que proíba a presença de observadores “estrangeiros”. Em relatório, os especialistas da ONU apontaram irregularidades no processo eleitoral, não cumprindo a transparência e integridade.

A reforma proposta é para que “nenhum estrangeiro possa voltar a tomar posição sobre qualquer coisa que tenha a ver com eleições da Venezuela”. Em outro momento, o Presidente do Parlamento chamou de “lixo” o grupo de especialistas da ONU.

O governo de Nicolás Maduro rejeitou o relatório por meio do chanceler venezuelano, Yvan Gil, alegando que a ONU “divulga uma série de mentiras, violando em conteúdo e método não só os princípios que regulam o funcionamento dos grupos de especialistas, mas também os termos assinados com o presidente eleito venezuelano”. 

 

 

Com informações do Terra

Foto: Divulgação

Últimas Notícias

Licitação para compra de materiais de construção destinados às secretarias de Tabatinga entra no radar do TCE

O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) admitiu uma representação contra a Prefeitura de Tabatinga, sob gestão...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!