outubro 23, 2024 03:21

Mais de 100 mil amazonenses deixarão de votar por conta da seca

Mais de 100 mil pessoas serão impedidas de exercer seu direito ao voto por conta da seca severa. Os principais rios que ligam as comunidades ribeirinhas aos municípios mais próximos para votar secaram.

Como os rios são as principais vias de locomoção dos moradores, o índice de abstenção no pleito deste ano ser alto. A dificuldade foi tema de debate ainda em agosto, quando a Ministra do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Cármen Lúcia, demonstrou preocupação com a estiagem no Amazonas.

“Posso levar a urna, posso levar o mesário ou a mesária, mas o eleitor tem que poder sair da sua casa para votar, para participar nesse dia festivo”, comentou a ministra sobre as eleições no Estado.

O Brasil vive a pior seca da história em 2024. O Amazonas sofre mais um ano com a situação. Segundo a Defesa Civil, são mais de 747 mil pessoas afetadas em todo o Estado e 186 mil famílias que são impactadas.

O Greenpeace colocou uma urna gigante no leito seco do Lago do Aleixo, no Bairro Colônia Antônio Aleixo, em Manaus. O local fica próximo ao encontro das águas, ponto estratégico para “lembrar a todo o país que domingo, 6, é dia de fazer a diferença”, divulgou a organização não governamental.

 

 

Ludmila Dias, para Portal O Poder

Foto: Greenpeace

Últimas Notícias

Ministro do TCU compra R$ 816 mil em cavalos em leilão

O ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) e ex-deputado federal em Roraima, Jhonatan de Jesus, comprou cinco...

Mais artigos como este

error: Conteúdo protegido!!