O secretário de Estado de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), Serafim Corrêa, representou, nesta segunda-feira, 4, o governador Wilson Lima (União Brasil) na abertura da Expo Amazônia Bio&TIC 2024, realizada no Centro de Convenções Studio 5, em Manaus. O evento, que traz como tema Vetores do Desenvolvimento da Amazônia, reuniu autoridades, especialistas e representantes do setor privado para debater sobre empreendedorismo, bioeconomia, biotecnologia e tecnologia da informação na região.
Em seu discurso, Serafim ressaltou a importância da ciência, tecnologia e inovação para o desenvolvimento sustentável da Amazônia. “A Expo Amazônia Bio&TIC tem como objetivo principal mostrar novidades, integrar o empresariado com novas tecnologias e permitir que elas sejam aplicadas em prol daquilo que é o mais importante na Amazônia: o ser humano e a biodiversidade que temos aqui”, afirmou o secretário.
Ele destacou o avanço da indústria na adoção de práticas e tecnologias que respeitam e preservam a Amazônia, tendo visto cada vez mais o setor industrial desenvolvendo ações que levam em conta a Amazônia como parte central dos seus negócios. “Esse compromisso é essencial e é uma tendência que deve se fortalecer. A maior prova disso é a reformulação do Centro de Bionegócios da Amazônia (CBA), que vai impulsionar a nossa indústria com foco na biodiversidade. Ciência, tecnologia e inovação não são apenas o nosso presente; são o nosso futuro”, completou Serafim.
Outro ponto enfatizado pelo secretário foi o esforço para amenizar os impactos da seca. Ele revelou que, com o apoio do Governo do Amazonas, os operadores portuários receberam mais de 25 mil contêineres nos píeres provisórios, garantindo o abastecimento da indústria e do comércio durante o período de estiagem.
Apoio e união pela Amazônia
A coordenadora da Expo Amazônia, Vânia Thaumaturgo, agradeceu o apoio do Governo do Amazonas, especialmente da Sedecti, na realização do evento. “O governo, através da Sedecti, acredita na tecnologia como fator de desenvolvimento. Este ano, a Expo Amazônia traz esses vetores e convida a sociedade a se unir a nós, com força e vontade, para transformar nossa região em um lugar melhor para viver”, declarou Vânia.
A Expo Amazônia Bio&TIC 2024 contará com uma programação diversificada até a próxima quarta-feira, 6, promovendo debates sobre o futuro socioeconômico e sustentável da Amazônia. Estiveram também presentes na abertura os secretários-executivos da Sedecti, Jeibi Medeiros, Sônia Gomes, Adriano Monteiro e Tayana Rubim.
Com informações da Sedecti
Foto: Divulgação